Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os principios hermeticos e a mediunidade





"O TODO é MENTE; o Universo é
Mental." - O CAIBALION-

Este Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO (que é a Realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é espirito, é incognoscivel e indefinivel em si mesmo, mas pode ser considerado como uma mente vivente infinita e universal. 
Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do todo, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do todo, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência.   

O fundamento de todo trabalho mediúnico é a manipulação e o controle das energias. A capacidade de lidar com elas é que determina a força do Médium. O Médium mais “forte” é aquele que tem capacidade de utilizar maior quantidade e variedade de energias em benefício de seu próximo. As energias mediúnicas são controladas pela Mente humana. A conduta mental se traduz, na sua exteriorização, pelo movimento e o som, interligando o Primeiro principio hermetico ( Mentalismo) ao Terceiro (tudo é vibração) na dinâmica da mediunidade.


"Nada está parado; tudo se move; tudo vibra." - O CAIBALION -



                         Este Princípio explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. Desde o todo, que é Puro Espírito, até a forma mais grosseira da Matéria, tudo está em vibração; quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala. A vibração do Espírito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas que praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada. 

Na extremidade inferior da escala estão as grosseiras formas da matéria, cujas vibrações são tão vagarosas que parecem estar paradas. Entre estes pólos existem milhões e milhões de graus diferentes de vibração. Desde o corpúsculo e o elétron, desde o átomo e a molécula, até os mundos e universos, tudo está em movimento vibratório. Isto é verdade nos planos da energia e da força (que também variam em graus de vibração); nos planos mentais (cujos estados dependem das vibrações), e também nos planos espirituais 
O som cadenciado e rítmico forma vetores energéticos, verdadeiras linhas de forças. Isso no Oriente se chama “mantra” ou “mantrans”. No sânscrito dos Brâmanes o “mantra” é sua fórmula sagrada ou cânticos divinos. O mantra é a alavanca da mente - literalmente, pois man em sanscrito é mente e tra é alavanca - que produz  o estado necessario de vibração e mentalismo para que fenômenos de natureza espiritual se ambientem na dimensão material.
O Espírito comunicante, nas denominadas incorporações mediúnicas, emite a mensagem com valores de seu pensamento, incluindo o idioma que melhor manipula. Toda essa carga  mental será é incrustada, após a aceitação pelo médium, nas malhas vibratórias da zona perispiritual do receptor. Por este modo, há um encontro de vibrações entre a vontade do Espírito e a vontade-resposta do médium. 
O perispírito do médium, inundado pelas emissões do perispírito da Entidade comunicante, absorve essas correntes superiores de pensamento (comunicações harmônicas) com toda a carga que se acham investidas. Desse modo, o perispírito do receptor enriquece-se do referido material e passa a manter a corrente, que sempre existe nos indivíduos, em direção às células físicas. Nestes casos específicos, o perispírito traz, além do que é realmente do espírito do médium, os elementos enxertados pelo perispírito da Entidade comunicante, transferindo toda essa carga para a zona física.  
Podemos e devemos entender os meios fisicos, psicologicos e espirituais em que a mediunidade acontece através de uma busca constante, pois se somos  mediuns,  somos esse meio. Trabalhar a propria mediunidade é sair da caverna, é abrir os olhos com dificuldade diante da luz infinita do nosso sol interior.

 "Ora Lege Lege Lege Relege labora et invenies"
* Ore , leia, leia, leia, releia, trabalha e descobrirás!



fontes : O caibalion , Introdução a alquimia, Nuanças mediunicas  

 






Um comentário: