Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esfera





Reza o imaginário popular que exu é mau, reza a igreja católica e os protestantes que ele é um demônio. Muitos têm medo, outros os reverenciam, alguns poucos são indiferentes. Outros tantos recorrem à ele quando não vêem mais saída.
Muita polêmica, sempre há polêmica onde se fala em exu, mas poucos sabem que seu nome abriga uma sabedoria muito antiga e ao mesmo tempo simples pois exu quer dizer esfera.
Segundo o Tão, que significa caminho, a jornada da vida em sua essência não pode ser compreendida através de conceitos e sim pela intuição, algo muito simples que não pode ser explicado. E todas as coisas são felizes desde que evoluam de acordo com a sua natureza: Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.São as modificações nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento.
Portanto penso que a espontaneidade notória no comportamento dos exus fere a moralidade imposta por nossas raízes cristãs, isso se compreendermos o exu como uma energia de nossa psique que tanto é reprimida pra viver em sociedade.
Existem vários tipos de exus, aqui no Brasil o cenário é muito fértil para esse tipo de figura que abriga tipos culturais fortes em sua composição. Esse texto não pretende descrevê-los justamente por eu ter optado respeitar exu em sua natureza livre e espontânea, porque ele ou ela é o que deseja ser e nos encoraja o despertar do que somos em nosso âmago, tanto que muitos quando confrontados em seus afazeres ou vida intima com a energia de um exu, logo buscam por socorro. Desconfigura-se então um estado apático da consciência, desperta-se para algo novo, velho, estranho, intenso e esquecido, a espiritualidade. Os resultados variam muito entre dois aspectos, uma boa parte se esbarra em preconceitos religiosos e rituais mornos para se livrarem do problema, outros se descobrem a caminho da luz, em busca da paz e do amor universal. Taí o que desconfio que seja o intento mais profundo dessa energia que desarruma as coisas para que elas possam acordar e alcançar um tantinho mais de profundidade em suas existências.



Não sou preto, branco ou vermelho

Tenho as cores e formas que quiser

Não sou diabo nem santo, sou exu!




2 comentários:

  1. uhmm... Acredito mais que esta seja apenas uma egregora que a religião Afro caracterizava como uma espécie de Ermes, emissário dos Deuses. O mito é confuso... Complicado mesmo. Só lendo com afínco as tábuas pra dizer quem realmente é Exu.

    Recomendo um livro chamado "O pássaro da meia noite", se bem me recordo, é este o nome do livro.

    Abraços,
    H.P.'.

    ResponderExcluir